top of page

​Durante muito tempo os animais foram relegados a temas marginais ou insignificantes na Academia. Dentro das atuais discussões sobre ambiente e ecologia, as relações dos humanos com o mundo animal estão passando por diversas reavaliações, enquanto que historiadores, medievalistas e cientistas das religiões nas últimas décadas passaram a estudar os diversos simbolismos que os animais desempenharam na História e nas culturas pelo mundo.

 

Os temas animais dominam a imaginação humana desde a Pré-História, na qual tem-se registros visuais datados aproximadamente de cem mil anos atrás, constituindo o âmago de diversas religiosidades na Antiguidade. No contexto medieval, em específico, Michel Pastoureau nos recorda dos usos ideológicos dos animais para se entender a própria natureza humana, as contradições e ambiguidades da moral, e também como símbolos de alteridade.

​

Com o intuito de promover um espaço de debate acadêmico acerca do simbolismo animal nas mais diversas fontes, os grupos NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos) e VIVARIUM-UFPB (Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo) têm a honra de reunir pesquisadores, discentes e demais interessados no tema.

APRESENTAÇÃO

bottom of page